14/05/2009

DESGASTES DENTÁRIOS E HIPERSENSIBILIDADE

--> --> --> -->


     As mudanças nos dias de hoje tem ocorrido de forma acelerada, o nível de exigência e informação que o ser humano deve reter aumentou muito, gerando ansiedade e tensão. Esse quadro trouxe, então, novas doenças para a população.

        Na Odontologia não foi diferente, os problemas bucais passaram a não se resumir em cáries e doenças de gengiva. Começamos a observar com freqüência perda de estrutura dental provocada por atrição dentária (bruxismo) e erosão dentária.
      
      A erosão é a dissolução das estruturas dentárias causada pela constante presença de sustâncias ácidas na cavidade bucal. Esses ácidos provêm de várias origens, como:

--> Do ácido clorídrico, que chega à boca através de vômitos, refluxo gastresofágico e regurgitações. Estes fatos podem ocorrer com regularidade nas doenças gástricas ou endocrionológicas, na gestação, no alcoolismo, na bulimia ou anorexia.

 --> Dos ácidos presentes nos alimentos e bebidas como suco de frutas, bebidas esportivas e/ou energéticas, refrigerantes, vinhos, chás já preparados, vinagres, conservas, doces ácidos (ex. balas cítricas) e certos medicamentos (ex.ácido acetil salicílico).
     Os ácidos, em contato constante com os dentes e dependendo das condições individuais, podem levar a um desgaste excessivo das estruturas dentárias, tanto em adultos, como em crianças.

-->   
 
      Esses desgastes podem produzir hipersensibilidade ao ingerir alimentos ácidos, frios, fragilidade dentária (risco de ocorrer fraturas nos dentes por ficarem pouco espessos), alteração na função mastigatória e estética.       
 
       A idéia aqui, não é impedir o uso de alimentos e bebidas ácidas ou medicamentos prescritos pelo médico, pela importância delas para o funcionamento do corpo humano. Nosso objetivo é alertar para o surgimento de outros problemas antes não conhecidos pela população.     
       A identificação e orientação pelo Dentista são importantes para prevenir a ocorrência de sérios problemas dentários que afetarão o bem estar, a estética e a saúde bucal.

       A boca é uma das regiões do corpo mais agredidas no dia-a-dia. Nosso intuito é sugerir uma visita para controle odontológico regular, pois as recomendações do ano anterior podem não mais servir para o momento atual.




--> -->

Nenhum comentário: